Vacinação contra gripe suína será "conturbada", diz EUA

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CHICAGO (Reuters) - Uma autoridade de saúde dos Estados Unidos afirmou que as primeiras semanas de outubro serão "um pouco conturbada" no início da distribuição do estoque de vacina contra a gripe H1N1, na próxima semana. Autoridades afirmam que a quantidade não será suficiente.

O Dr. Thomas Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, disse na sexta-feira que sua agência enfrentava um dilema, pois a maioria das amostras da vacina contra o vírus H1N1 estarão indisponíveis na segunda metade de outubro.

"A escolha foi ter as vacinas estocadas em um armazém ou distribuí-las assim que estiverem disponíveis. Sentimos que a única resposta correta é distribuí-las o mais rápido possível", afirmou Frieden a repórteres, por telefone.

Mas essa medida deve aumentar a pressão sobre os departamentos de saúde locais e dos estados, que provavelmente terão que mandar pessoas de volta para suas casas sem a medicação. "Será um pouco acidentado", disse ele.

O governo norte-americano afirmou nesta semana que terá de 6 a 7 milhões de doses da vacina prontas na próxima semana, e outras 40 milhões para a segunda metade de outubro.

A produção deve continuar a uma taxa de 10 a 20 milhões de doses por semana, para um total de mais de 250 milhões até o final do ano.

A maioria das doses que ficarão prontas antes serão via um spray nasal feito pela MedImmune, da AstraZeneca. Ela foi aprovada para pessoas entre 2 e 49 anos, mas não é recomendada para os que possuem certos problemas de saúde, que correm o risco de adoecer gravemente se forem infectados com a vacina.

LOTE POR LOTE

Os Estados Unidos encomendaram vacinas de cinco empresas: MedImmune, Sanofi-Aventis, CSL, GlaxoSmithKline e Novartis.

Frieden disse que o problema veio pelo fato de se trabalhar com diferentes fornecedores. "Se não vem de uma grande porção, vem lote por lote", disse.

Ele afirmou que a vacina é a melhor forma de combater a gripe suína, declarada uma pandemia em junho e que está se espalhando rapidamente por grande parte do território norte-americano e no mundo.

Fonte:O Globo

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: