Bispos húngaros de guarda contra o “neopaganismo”

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Carta pública da Conferência Episcopal da Hungria

BUDAPESTE, terça-feira, 22 de setembro de 2009 - Os bispos da Hungria publicaram uma “Carta circular da Conferência Episcopal Húngara sobre a salvaguarda da fé católica”, sublinhando como esta última está ameaçada por algumas correntes que estão inundando a sociedade.

No texto, que foi lido em todas as igrejas católicas do país no domingo passado, os prelados explicam que atualmente “retorna com vigor uma espécie de paganismo” que “ataca o cristianismo”.

“Há alguns anos, acreditávamos que a secularização constituísse quase o único perigo – admitem os bispos –. Ainda que a mentalidade consumista, o ídolo do hedonismo continua estando presente em nosso povo, agora está se reforçando também o espírito do neopaganismo”.

Durante décadas de comunismo, recordam os prelados, as autoridades “tentaram fazer-nos esquecer tudo aquilo que pudesse confirmar nossa identidade húngara e cristã. Tentaram incutir em nós um complexo de inferioridade, repetindo que a Hungria havia sido o último aliado da
Alemanha na Segunda Guerra Mundial, e de que éramos nacionalistas e chovinistas”.

Neste contexto, para os bispos “é necessário e legítimo despertar uma identidade justa, buscar e tomar consciência de nossos verdadeiros valores, nossa herança húngara no campo cultural, histórico e científico”.

Deste processo faz parte também “confirmar-nos em nossa identidade cristã, já que a revelação de Cristo se encarnou também em nossa cultura húngara, enobrecendo-a e consagrando-a.

Nossa cultura milenar húngara não é compreensível sem a fé cristã”.

Esta tomada de consciência, “importantíssimo dever cristão e húngaro”, “produz também brotos equivocados”, advertem os bispos.

Um destes é o chamado “sincretismo antigo húngaro”, que mescla elementos de distintas religiões.

“Este fenômeno é muito perigoso porque utiliza uma linguagem religiosa aparentemente cristã e induz ao erro inclusive os fiéis que praticam sua própria religião”, explica a Conferência

Episcopal.

Outros perigos, prossegue o texto, são “o ocultismo, o espiritismo, e as diversas formas de idolatria”, assim como “o ataque a nossa fé católica também por parte das ideias liberais extremas que tentam forçar em nós a ditadura do relativismo, uma visão do mundo que põe em dúvida a existência da própria verdade”.

Esta corrente, observa a carta, “difunde a cultura da morte em lugar do respeito à vida. Nega ou relativiza a diferença entre homem e mulher, assim como do matrimônio e da família”.

“Frente a isto, aceitamos o projeto de Deus Criador sobre o homem, sobre a família, sobre a cultura e sobre a Nação – declaram os bispos húngaros –. Frente à globalização, professamos a catolicidade. A verdade católica não é internacional, mas supranacional, mas para poder existir concretamente, deve encarnar-se nas culturas nacionais”.

Da mesma forma, constatam, pode atacar a fé católica também “a concepção do mundo que se formula normalmente assim: ‘sou religioso a minha maneira’”. “Nós somos e permanecemos católicos só se nossa fé está em harmonia com a fé da Igreja”, assinalam.

“Pedimos a nossos irmãos católicos que se guardem de todas estas iniciativas que conduzem ao erro”, concluem os bispos húngaros.

Fonte:Zenit

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: