Terremoto na ilha indonésia de Sumatra mata ao menos 13 pessoas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Vários moradores estão soterrados, segundo o Ministério da Saúde.Na véspera, tremor seguido de tsunami abalou Samoa e Samoa Americana.


Um terremoto atingiu a Indonésia nesta quarta-feira (30), matando pelo menos 13 pessoas, segundo o Ministério da Saúde do país.

O tremor ocorre um dia depois de um forte terremoto seguido de tsunami ter atingido a região de Samoa Americana e Samoa, na Oceania, deixando ao menos 100 mortos.

Segundo agências de notícias, o terremoto atingiu a ilha de Sumatra.

O tremor foi sentido em toda a região, e alguns edifícios comerciais altos de Cingapura, 440 quilômetros a nordeste, foram desocupados.


Mapa localiza epicentro do terremoto desta quarta-feira (30), em Sumatra (Foto: Arte/G1)
De acordo com a agência Reuters, o tremor destruiu casas, pontes e causou incêndios na cidade de Padang. O Serviço Geológico dos Estados Unidos apontou a magnitude do tremor como de 7,9, mas depois a revisou para 7,6, mesma magnitude apontada pela agência meteorológica da Indonésia. O epicentro do tremor foi a 50Km da costa de Padang.

Um alerta regional de tsunami havia sido emitido, segundo o Centro de Tsunamis do Pacífico, mas já foi retirado. Ainda não há informações de possíveis vítimas.


Segundo a agência de notícias Associated Press, centenas de casas foram destruídas em Padang. As linhas telefônicas também foram interrompidas.

Padang, capital da província indonésia de Sumatra Ocidental, fica sobre uma das falhas geológicas mais ativas do mundo, parte do chamado "Anel de Fogo do Pacífico".


Em 2004, um terremoto de magnitude 9,15, com epicentro a cerca de 600 quilômetros a noroeste de Padang, provocou o tsunami que matou 232 mil pessoas em 11 países banhados pelo oceano Índico.

Várias partes do país propensas a terremotos realizam treinamentos regulares contra tsunamis, e o serviço nacional de desastres envia alertas por mensagem de texto aos celulares de quem solicitar.

Mas alguns especialistas têm dito que a Indonésia precisa tomar mais medidas para reduzir os riscos. No caso de Padang, seria necessário haver mais estradas e outras rotas de escape, afirmou neste ano Hugh Goyder, consultor da Estratégia Internacional de Redução de Desastres da ONU.
Fonte:G1

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: