EUA negaram homenagem a criadora de Harry Potter por "bruxaria", diz livro

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Um ex-autor de discursos do ex-presidente americano George W. Bush revelou que o governo dos Estados Unidos vetou uma homenagem à autora da série de livros sobre o mago Harry Potter, JK Rowling, porque alguns políticos achavam que ela incentivava a bruxaria.


Matt Latimer afirmou em seu livro "Speechless: Tales of a White House Survivor" ("Sem Palavras: Contos de um Sobrevivente da Casa Branca", em tradução livre) que alguns integrantes do próprio governo Bush acreditavam que a escritora britânica promovia a feitiçaria nos livros.


Como resultado, Rowling nunca foi condecorada com a Medalha Presidencial da Liberdade. A condecoração reconhece a contribuição dos agraciados para os interesses nacionais dos Estados Unidos, paz mundial ou esforços culturais. Entre os escritores que já receberam o prêmio estão John Steinbeck e Harper Lee.


No seu livro, Latimer escreve que o "pensamento limitado" levou a esta medida das autoridades da Casa Branca. O autor afirma ainda que o governo Bush também negou a homenagem a outras pessoas como, por exemplo, o senador democrata Edward Kennedy, que morreu em agosto deste ano. Latimer alegou que o político veterano de uma das famílias políticas mais tradicionais e famosas dos Estados Unidos foi excluído da homenagem por ser considerado liberal demais.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: