Tsunami deixa ao menos 14 mortos em Samoa e varre vilarejo

terça-feira, 29 de setembro de 2009


Ao menos 14 pessoas morreram e 50 ficaram feridas nas ilhas Samoa, atingidas por um tsunami de ondas de quase dez metros após um terremoto de 7,9 graus na escala Richter na região do arquipélago, informaram veículos de comunicação locais. Um vilarejo inteiro foi varrido pelas águas, segundo uma testemunha.


De acordo com Lemau Fiu, médico do principal hospital de Apia, a capital de Samoa, o número de mortos deve crescer assim como o de feridos vindos das regiões costeiras.


O Instituto Geológico dos EUA cancelou um alerta de tsunami para o Pacífico, lançado após o terremoto e dirigido, em particular, a Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga.


"Baseados em todos os dados disponíveis, o terremoto pode ter gerado um tsunami que poderia ser destrutivo nas áreas litorâneas, mesmo afastadas do epicentro. Foi aberta uma investigação para determinar se existe uma ameaça de tsunami contra o Havaí", afirmou o Centro de Alerta de Tsunami para o Pacífico.


O tremor, cujo centro foi localizado a cerca de 50 quilômetros de profundidade - distância relativamente baixa -, ocorreu às 14h48 de Brasília.


O epicentro ficou 180 quilômetros ao lés-noroeste de Hihifo, em Tonga, e 200 quilômetros ao su-sudoeste de Ápia, em Samoa. Os terremotos pouco profundos tendem a causar mais danos que outros com epicentro a muitos quilômetros sob a terra.


Vilarejo desaparece


Na Samoa Americana, o neo-zelandês Graeme Ansell disse a uma rádio local que o vilarejo de Sau Sau Beach Fale tinha sido coberto pelas águas. "Foi muito rápido", disse. "Não sobrou nenhuma construção. Nós todos subimos as colinas e um dos nossos quebrou uma perna. Teremos muita gente em dificuldade por aqui.


"A capital da Samoa Americana, Pago Pago, também sofreu com as águas, embora com prejuízo aparentemente menor, logo após o terremoto, deixando alguns carros e destroços presos na lama. Houve falta de energia elétrica e as linhas de telefone estavam congestionadas.


O governo da Nova Zelândia divulgou comunicado para alertar que "existe uma ameaça de um tsunami poderoso impactar a costa". Não havia informações imediatas sobre danos depois de as primeiras ondas de depois do terremoto atingirem a orla. A Defesa Civil neozelandesa recomendou distância das praias.


As ilhas Samoa incluem duas entidades separadas - a nação da Samoa e a Samoa Americana, que é território dos Estados Unidos - com uma população total de 250 mil pessoas.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: