Obama pede rapidez na retomada de conversas sobre paz entre israelenses e palestinos

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que é preciso "retomar as conversas de paz o mais rápido possível" entre Israel e Palestina. Obama se reuniu nesta terça-feira (22) com o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, depois de ter um encontro separado com cada um deles. O evento acontece poucos meses depois de Netanyahu assumir o poder e menos de um ano após os confrontos em Gaza entre israelenses e palestinos.

Durante o encontro, no qual nenhum avanço era esperado, Obama convenceu os dois líderes do Oriente Médio a trocar um aperto de mãos e se afastou enquanto eles se cumprimentavam, sorrindo ligeiramente.

Obama afirmou que tanto Netanyahu quanto Abbas devem "mostrar sua disposição em conseguir resultados" e não se limitar a meras palavras. Na opinião do presidente americano, embora desde janeiro tenham sido alcançados progressos, é preciso que os palestinos façam mais em matéria de segurança e que os israelenses continuem com os esforços para frear a atividade dos assentamentos.

"O sucesso depende de todas as partes atuarem com o sentido da urgência", disse Obama, no início da reunião.

O presidente dos EUA expressou ainda o "compromisso dos EUA com uma paz duradoura e completa no Oriente Médio". Segundo Obama, um enviado seu para a região, George Mitchell, voltará a se reunir com Abbas e Netanyahu na próxima semana.

A Palestina acusa Israel de rejeitar a interrupção dos assentamentos nos territórios ocupados e de não estar disposto a abordar assuntos como os refugiados palestinos ou status definitivo da cidade de Jerusalém nas conversas de paz. Já o primeiro-ministro israelense afirma palestinos assumiram uma posição de intransigência.

Fonte:UOL

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: