Obama pede união dos países contra armas nucleares e mudanças climáticas e pela paz

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

No seu primeiro discurso em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu que o mundo todo se una para buscar a paz e lutar contra a tirania, para agir contra as mudanças climáticas, e falou da necessidade de promover o desarmamento nuclear.

Obama disse que há quatro pilares fundamentais para o futuro: a não proliferação do armamento nuclear, a paz e a segurança, a preservação do planeta e a economia global.

Sobre a questão nuclear, Obama falou que países como o Irã e a Coreia do Norte vão sofrer as consequências se insistirem com corrida armamentista. Para Obama, os testes nucleares devem ser proibidos em todo o mundo. "Não queremos que nenhuma arma nuclear caía na mão de extremistas. Isso tem que ser um trabalho de todos os países. Os que não concordarem, vão ter consequências", disse Obama.

O presidente americano afirmou ainda que vai lutar para que Israel e a Palestina cheguem a um entendimento pela paz e coexistam, com os mesmos direitos e com respeito. "Fizemos alguns progressos, os palestinos estão melhorando a questão da segurança, e o resultado é que a economia do Oriente Médio começou a crescer. A América também não aceita os assentamentos judaicos", disse.

Ainda falando sobre a paz, Obama disse que quer trabalhar com a ONU para derrotar a Al Qaeda, que matou milhares de pessoas no Afeganistão e disse também que no Iraque, os EUA têm "a responsabilidade de acabar uma guerra".

Obama disse que os Estados Unidos estão engajados na solução dos problemas climáticos mundiais. "Estamos investindo bilhões em energia limpa, defendendo acordos de energia limpa dentro dos Estados Unidos e caminhamos para um acordo internacional contra as mudanças climáticas".

Fonte:UOL

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: