Número de mortos por tsunami causado por terremoto passa de 100 na Oceania

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Há mortos e feridos em Samoa Americana e em Samoa.Ondas gigantes seguiram-se a abalo de magnitude 8.


O tsunami que se seguiu a um terremoto de magnitude 8 nesta terça-feira (29) na Oceania provocou mais de 100 mortos no território americano de Samoa Americana e em Samoa, segundo as autoridades locais.

Até agora, foram registrados 100 mortos em Samoa e 14 em Samoa Americana. Há relatos de vários feridos e de muita destruição, com vilas inteiras alagadas. O medo levou moradores da região a buscar lugares mais elevados para se proteger.

Saiba mais sobre Samoa e Samoa Americana

O tremor ocorreu às 6h48 locais (14h48 de Brasília), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA.

O epicentro localizou-se no mar, a 195 km de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, na escala de momento, mas depois revisou para 8. A Defesa Civil da Nova Zelândia avaliou o tremor em 8,3 graus na escala Richter.

Leia também: Obama declara Samoa americana 'zona de catástrofe' Embora ainda seja usada, a escala Richter, ou escala de magnitude sísmica, tem sido substituída pela escala de magnitude de momento. As medições em ambas as escalas costumam ser bastante semelhantes, apesar de calculadas por fórmulas diferentes.

O tremor gerou um alerta de tsunami do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, dos EUA, levantado horas depois.

Depois de várias réplicas menores, um novo forte tremor, de magnitude 5,9, foi registrado às 12h25 locais de quarta-feira (20h45 de Brasília).
Samoa Americana
Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional de Samoa Americana, disse que quatro ondas do tsunami, entre 4,6 metros e 6 metros de altura, avançaram entre 0,8 km e 1,6 km em direção à ilha de Tutuila, onde localiza-se Pago Pago. "O centro de visitantes do Parque Nacional de Samoa Americana e seus escritórios parecem ter sido destruídos completamente", disse.

"Por enquanto, todo mundo está no alto das serras", disse Senetenari Malele, locutor da rádio local Showers of Blessings.

A Fema (Agência Americana de Emergências) disse que mandou duas equipes para ajudar aos trabalhos de resgate em Samoa Americana. "Trabalhando em cooperação com a Guarda Costeira dos EUA, a Fema enviou uma equipe de assistência e uma de planejamento e resposta a Samoa Americana para dar apoio e assessoria", disse o diretor da agência, Craig Fugate.

Samoa
O chefe-executivo-assistente de Samoa, Ausegalia Mulipola, disse que equipes de resgate ainda procuravam vítimas do tsunami. Havia o registro de que alguns vilarejos no sudeste do país foram destruídos. Segundo ele, danos no sistema de telecomunicações do país dificultam as buscas.

Theresa Falele Dussey, moradora de uma aldeia litorânea do país, disse a uma rádio da Nova Zelândia que sua casa foi destruída por uma onda, assim como casas e carros em uma aldeia vizinha. "Várias pessoas têm ligado para emissoras de rádio para relatar ondulações elevadas atingindo as áreas costeiras de Fagaloa e Siumu, no lado leste da ilha de Upolu, e mais ao sul", disse o serviço Samoalive News. "A escola foi suspensa pelo resto do dia devido aos alertas de tsunami orientando as pessoas a seguirem para terrenos mais elevados."

Uma das ilhas mais castigadas foi Upolu, em Samoa Ocidental, segundo fontes policiais locais citadas pela Rádio Nova Zelândia. A maioria das mortes teria ocorrido na aldeia de Lalomanu, situada ao sudeste da ilha de Upolu, a segunda maior de Samoa. Upolu, de 1,125 mil quilômetros quadrados, é a segunda maior ilha do arquipélago de Samoa, depois da de Savai'i, e abriga a capital, Ápia. De acordo com a polícia, aldeias da pequena ilha vizinha de Monono também foram danificadas, e uma extensa parte está debaixo d'água. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu após o terremoto um alerta destinado, em particular, à Nova Zelândia, Ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga. Depois, foram emitidos vários alertas de tsunami para as Ilhas Cook, Tokelau, Niue, Marshall, Ilhas Salomão, Kermadec, Palmyra, Howland, Baker, Jarvis, Vanuatu e Nauru. Também há avisos para Nova Caledônia, Papua Nova Guiné, Austrália e outras ilhas do Pacífico.

Leia também: Itamaraty faz consulta para saber se há brasileiros na região
2004
Em 2004, um tremor no Oceano Índico, próximo à costa de Sumatra, na Indonésia provocou um tsunami que deixou cerca de 230 mil mortos em 14 países. Destes, cerca de 70 mil nunca foram localizados. A maioria das vítimas estava na Indonésia, em Sri Lanka, na Índia e na Tailândia. O abalo sísmico, que atingiu entre 9,1 e 9,3 graus na escala Richter, foi o segundo maior já registrado por sismógrafos em todo o mundo. Além dos mortos, mais de 1,5 milhão de pessoas ficaram desabrigadas.
Fonte:G1

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: