Terremoto na Indonésia deixa ao menos 75 mortos

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Um forte tremor no mar atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira (30) e deixou pelo menos 75 pessoas mortas e dezenas de feridos, disse Jusuf Kalla, vice-presidente do país. As autoridades temem que milhares de pessoas estejam soterradas sob os escombros de casas e prédios.

Leia mais
Tsunamis deixam pelo menos cem mortos em ilhas do Pacífico Sul
Obama declara zona catastrófica na Samoa americana
Veja imagens da destruição provocada por tsunami no Pacífico

O terremoto de 7,6 graus na escala Richter, que aconteceu às 17h15 (7h15 de Brasília) e com epicentro 50 quilômetros ao oeste da cidade de Padang, a terceira maior de Sumatra e com 900 mil habitantes, destruiu também centenas de edifícios, além de pontes e estradas.

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, mas foi cancelado.

A agência de metereologia da Indonésia disse que o tremor inicial de 7,6 graus na escala Richter ocorreu a 50 quilômetros da costa de Pandang, no sul da Indonésia, na mesma região em que um tsunami em 2004 provocou a morte de mais de 230 mil pessoas em vários países.

Testemunhas disseram que moradores de Pandang e outras cidades deixaram suas casas e prédios. "As pessoas estão em pânico. Elas estão saindo correndo dos prédios... Há vários prédios que desabaram", disse uma testemunha não identificada em Pandang à emissora de TV "MetroTV".

O abalo pode ser sentido em prédios da capital indonésia, Jacarta, a centenas de quilômetros de distância do epicentro. O terremoto também foi sentido em Cingapura e Malásia.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: