Um forte terremoto foi registrado nesta segunda-feira, próximo à costa ocidental da ilha indonésia de Sumatra. Não houve relatos de danos ou vítimas imediatamente notificados.
O tremor atingiu 7,5 graus na escala Richter a uma profundidade de 30 km em uma pequena ilha de Sumatra, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro foi registrado 244 km ao sul da cidade de Padang. Um forte terremoto seguido de tsunami atingiu a mesma ilha em 2004, segundo a agência AP.
De acordo com um observador de tsunamis, ondas provocadas pelo tremor poderiam percorrer centenas de quilômetros a partir do epicentro. No entanto, o Centro de Alerta para Tsunami do Pacífico afirmou que dados históricos indicam que qualquer onda formada pelo terremoto não poderia ser destrutiva.
O tremor foi sentido em cinco municípios das províncias de Bengkulu e Sumatra Ocidental, mas até agora não há relatos de danos ou vítimas, disse Tatok Yatimantoro, da Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia.
O maior arquipélago do mundo, a Indonésia é propensa a terremotos e atividade vulcânica devido à sua localização no chamado Anel de Fogo do Pacífico.
ONU teme que cólera se espalhe por todo o Haiti
NOVA YORK, 25 Out 2010 (AFP) -Uma entidade da ONU anunciou, esta segunda-feira, o temor de que o surto de cólera se espalhe por todo o Haiti, com dezenas de milhares de infectados.
"Um surto nacional com dezenas de milhares de casos é uma possibilidade real", destacou o organismo da ONU, em comunicado, confirmando pelo menos cinco casos na capital, Porto Príncipe.
"Esta é uma situação séria e baseando-nos em experiências anteriores em outras partes do mundo, devemos nos preparar para uma expansão considerável" da doença, disse Nigel Fisher, coordenador humanitário da ONU no Haiti.
Suspeita de Gripe A coloca 2 mil em quarentena no Zimbábue
O governo do Zimbábue começou a colocar em quarentena mais de 2 mil pessoas sob suspeita de infecção da gripe AH1N1, em áreas remotas do oeste do país, informou nesta segunda-feira a rádio estatal.
Moradores dos povoados de Tsholotsho e Hwange estão sendo submetidos a exames e os supostamente afetados pela gripe A são isolados em um esforço de conter a expansão.
O número de pessoas afetadas multiplicou-se por seis desde a semana passada, quando foram contabilizados 300 casos, e desde então uma pessoa morreu, como indicou a diretora do Departamento de Epidemiologia do ministério da Saúde zimbabuano, Portia Manangazira, quem confirmou em 2 mil o número total de infectados.
Este é o último golpe no sistema de saúde pública do Zimbábue, que não consegue recuperar-se após uma década de severos problemas econômicos.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma das agências internacionais de assistência estão ajudando às autoridades de saúde do país a conter a expansão do surto de gripe AH1N1.
Fonte
Terremoto de 7,5 graus atinge Sumatra e alerta para tsunami, e mais pestes e pandemias pelo mundo.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário