FMI vê recuperação mundial em risco sem cooperação

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

XANGAI, 18 Out 2010 (AFP) -A recuperação mundial entrará em risco se o espírito de cooperação não for mantido entre as principais economias do planeta, declarou em Xangai o diretor geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn.
"O espírito de cooperação deve ser mantido. Sem isso, a recuperação está em perigo", afirmou Strauss-Kahn ao fim de uma reunião do FMI e diretores dos bancos centrais de todo o mundo, segundo uma versão escrita do discurso divulgada à imprensa.

"Existe hoje em dia o risco de que o núcleo daqueles que conseguiram domar a crise financeira se dissolva em uma cacofonia de vozes discordantes, já que cada vez mais países atuam de forma individual", completou Strauss-Kahn.

"Este tipo de atitude vai prejudicar todo mundo", advertiu.

A uma semana da reunião dos ministros das Finanças do G20 na cidade sul-coreana de Gyenongju e antes do encontro de cúpula do grupo prevista para os dias 11 e 12 de novembro em Seul, aumenta a preocupação sobre as consequências de uma "guerra cambial", na qual cada país faria todo o possível por desvalorizar sua moeda para dinamizar sua economia em detrimento das demais.

O objetivo da conferência de Xangai era discutir sobre a aplicação de instrumentos por parte dos bancos centrais para garantir a estabilidade financeira.


Fonte

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: