Dez vilarejos situados em ilhas isoladas ao oeste de Sumatra foram varridos do mapa por um tsunami provocado por um terremoto de 7,5 graus de magnitude na segunda-feira na costa oeste da Indonésia, que deixou pelo menos 40 mortos.
"Dez vilarejos foram varridos do mapa pelo tsunami", afirmou Agolo Suparto, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Pelo menos 40 pessoas morreram e 380 são consideradas desaparecidas após o terremoto de segunda-feira à noite, que provocou ondas gigantes em várias ilhas indonésias.
Indonésia: tremor deixa ao menos 40 mortos e 380 desaparecidos
Ao menos 40 pessoas morreram e 380 continuam desaparecidas depois que um terremoto de 7,5 graus de magnitude na escala Richter atingiu na segunda-feira à noite a ilha de Sumatra na Indonésia. Um porta-voz da agência nacional de gestão de desastres citado pela agência Antara confirmou a localização de 40 corpos e afirmou que espera que o número de mortos aumente nas próximas horas.
O terremoto afetou a área das ilhas Mentawai, ao oeste de Sumatra, na segunda-feira e provocou uma tsunami. Mais cedo, autoridades tinham confirmado 23 mortes e mais de 160 desaparecimentos. "Vinte e três pessoas morreram nas ilhas Mentawai. Outras 167 estão desaparecidas", afirmou um oficial da Agência de Gestão de Desastres, Arlyno, conhecido apenas pelo primeiro nome.
O tremor aconteceu às 21h42 de segunda-feira (12h42 de Brasília) a uma profundidade de 14,2 km, segundo o Centro Geofísico dos Estados Unidos (USGS). A zona afetada fica 240 km ao oeste de Bengkulu na ilha de Sumatra e 280 km ao sul de Padang, uma área muito frequentada por turistas.
Várias réplicas de magnitude de até 6,1 e 6,2 foram registradas durante a madrugada, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.
Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos.
Há um ano, a cidade de Padang sofreu um terremoto de magnitude 7,6, que matou pelo menos 700 pessoas e danificou 180 mil casas.
A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores por ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.
Com agências internacionais
Fonte
Ondas gigantes varrem 10 vilarejos indonésios do mapa
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário