Ondas gigantes varrem 10 vilarejos indonésios do mapa

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dez vilarejos situados em ilhas isoladas ao oeste de Sumatra foram varridos do mapa por um tsunami provocado por um terremoto de 7,5 graus de magnitude na segunda-feira na costa oeste da Indonésia, que deixou pelo menos 40 mortos.

"Dez vilarejos foram varridos do mapa pelo tsunami", afirmou Agolo Suparto, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.

Pelo menos 40 pessoas morreram e 380 são consideradas desaparecidas após o terremoto de segunda-feira à noite, que provocou ondas gigantes em várias ilhas indonésias.

Indonésia: tremor deixa ao menos 40 mortos e 380 desaparecidos

Ao menos 40 pessoas morreram e 380 continuam desaparecidas depois que um terremoto de 7,5 graus de magnitude na escala Richter atingiu na segunda-feira à noite a ilha de Sumatra na Indonésia. Um porta-voz da agência nacional de gestão de desastres citado pela agência Antara confirmou a localização de 40 corpos e afirmou que espera que o número de mortos aumente nas próximas horas.

O terremoto afetou a área das ilhas Mentawai, ao oeste de Sumatra, na segunda-feira e provocou uma tsunami. Mais cedo, autoridades tinham confirmado 23 mortes e mais de 160 desaparecimentos. "Vinte e três pessoas morreram nas ilhas Mentawai. Outras 167 estão desaparecidas", afirmou um oficial da Agência de Gestão de Desastres, Arlyno, conhecido apenas pelo primeiro nome.

O tremor aconteceu às 21h42 de segunda-feira (12h42 de Brasília) a uma profundidade de 14,2 km, segundo o Centro Geofísico dos Estados Unidos (USGS). A zona afetada fica 240 km ao oeste de Bengkulu na ilha de Sumatra e 280 km ao sul de Padang, uma área muito frequentada por turistas.

Várias réplicas de magnitude de até 6,1 e 6,2 foram registradas durante a madrugada, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica no mundo todo.

Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, provocando o devastador tsunami e levando à destruição de localidades em vários países banhados pelo Oceano Índico, com um resultado de mais de 226 mil mortos.

Há um ano, a cidade de Padang sofreu um terremoto de magnitude 7,6, que matou pelo menos 700 pessoas e danificou 180 mil casas.

A Indonésia fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores por ano. A maioria deles tem pouca potência e passa despercebida pela população.

Com agências internacionais

Fonte

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: