Temperatura sobe a 400ºC em região da Jordânia

quarta-feira, 7 de outubro de 2009


“Chegada à tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos?" (Mateus 16:2-3).


Fenômeno ocorreu na terça-feira (6) na província de Balqa.Animais 'foram completamente queimados e desapareceram.'

As autoridades jordanianas investigam a partir desta quarta-feira (7) o que motivou um repentino aumento da temperatura até 400ºC em um local próximo a Amã, informaram fontes oficiais.

O fenômeno ocorreu nesta terça-feira em uma área de quase dois mil metros quadrados na província de Balqa, 15 quilômetros ao oeste de Amã, segundo o governador dessa província, Abdul Khalil Sleimat.

"O fenômeno foi descoberto por acaso quando ovelhas entraram no terreno enquanto estavam pastando", disse o governador.

Sleimat contou que, de acordo com os pastores que cuidavam das ovelhas, os animais "foram completamente queimados e desapareceram".

As autoridades isolaram a área e retiraram os moradores do local, acrescentou o governador.

O Governo jordaniano deixou a investigação do fenômeno a cargo de um painel formado por diversos departamentos e instituições acadêmicas.

O chefe da associação jordaniana de geólogos, Bahjat Adwan, descartou a presença de qualquer atividade sísmica ou vulcânica na área.

O diretor do Conselho de Recursos Naturais da Jordânia, Maher Hijazin, informou que certos materiais orgânicos podem ter se juntado e reagido sob a superfície, gerando o inusitado aumento de temperatura.

Hijazin também destacou que há uma rede de água e esgoto que lança seus resíduos na região.






Veja também:

"e haverá terremotos em diversos lugares, e fome. Isto será o princípio das dores." (Mc 13,8)

Três terremotos abalam a região de Vanuatu, e alerta de tsunami é emitido.

Tremores atingiram a Oceania na manhã desta quinta.Alerta de ondas gigantes engloba 11 países-ilhas

Três fortes terremotos submarinos atingiram na manhã desta quinta-feira (horário local) a região de Vanuatu, na Oceania, segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. Um alerta de tsunami (ondas gigantes) foi emitido para 11 países e depois expandido também para Austrália, Nova Zelândia e Indonésia.

O primeiro tremor ocorreu às 9h03 locais (19h03 de Brasília). Inicialmente, ele foi medido em 8,1, mas depois foi rebaixado para 7,8. O segundo ocorreu 15 minutos depois do primeiro e teve magnitude 7,3. E, 55 minutos depois, ocorreu um terceiro abalo, agora de 6,2.

Vanuatu é um arquipélago de 82 ilhas e fica a leste da Austrália. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos.

Alerta de tsunami

O Centro de Controle de Tsunamis do Pacífico, também dos EUA, emitiu um alerta de tsunami (ondas gigantes) para a região, incluindo 11 países, entre eles Vanuatu, Papua-Nova Guiné, Fiji, Tuvalu e Kiribati.

O Ministério da Defesa Civil da Nova Zelândia informou que também deu um alerta de tsunami para o país e pediu que a população não fique nas prais ou em barcos próximo à costa.

Autoridades da ilha da Nova Caledônia estão retirando moradores da costa leste da ilha e também das vizinhas Ilhas Loyalty e levando-os para locais mais altos. Um porta-voz da polícia em Noumea, capital do território francês, disse que as ondas deveriam atingir a região por volta das 11h15 locais.

Terremoto de magnitude 6,7 atinge a região das Filipinas.

Tremor ocorreu na madrugada de quinta no horário local.Ainda não há informação sobre vítimas ou danos.

Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu a região das Filipinas na madrugada desta quinta-feira (8), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. Inicialmente, a magnitude havia sido calculada em 6,9.

O tremor ocorreu às 5h41 no horário local (18h41 desta quarta em Brasília).

O epicentro está localizado a 582 km de profundidade, e a 283 km de Jolo, no arquipélago filipino de Sulu.

Ainda não há informações sobre vítimas, danos, nem alerta de tsunami.
Fonte:G1

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: