Monja espanhola faz grave alerta, quanto a vacinação da gripe suína H1N1

sexta-feira, 9 de outubro de 2009


Uma monja beneditina espanhola, doutora em medicina, está liderando uma campanha contra a vacinação para a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- por meio de um vídeo distribuído via internet que já foi assistido por milhares de pessoas.

VEJA O VIDEO: AQUI

Teresa Forcades, também autora de "Los crímenes de las grandes compañías farmacéuticas" ("Os crimes das grane companhias farmacêuticas", em espanhol) e de "La teología feminista en la historia" ("A teologia feminista na história", também em espanhol) expressa no vídeo a preocupação com a possibilidade de que os governos possam decretar vacina compulsória contra o vírus sem que conheçam os efeitos colaterais da vacina.

O vídeo de 54 minutos de duração está disponível na web há dez dias e pode ser assistido na íntegra em http://www.vimeo.com/6790193. Ele vem sendo redistribuído em larga escala via correio eletrônico ou de trechos oferecidos pelo serviço de vídeo YouTube.

Forcades, usando hábito e tendo ao fundo o mosteiro de San Benet, em Monserrat, na Catalunha, reflete sobre as dúvidas quanto à declaração de uma pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde), alegando que, em lugar disso, a gripe suína é uma enfermidade com índices de mortalidade inferiores aos da gripe sazonal.


"Se a mortalidade é menor, como se pode declarar uma pandemia?", pergunta Forcades, que cita diversos relatórios e documentos oficiais para contrastar seus dados.

A OMS declarou que a gripe suína é pandemia em junho. A doença até agora causou 343.298 casos confirmados por exames de laboratório, e pelo menos 4.108 mortes no mundo.

A organização expressa confiança na vacina e a definiu como a mais importante ferramenta de combate à pandemia. Mas, no vídeo, a monja beneditina volta a expressar suas dúvidas sobre os efeitos colaterais que a aplicação de duas doses de vacina poderia causar, amplificados por uma terceira dose de vacina contra a gripe sazonal.

"Com isso, a possibilidade de que as vacinas causem efeitos colaterais é triplicada. Embora isso seja teórico, na prática não se sabe o que pode acontecer, porque ninguém recebeu três doses de vacina contra a gripe," afirma. Em uma resenha publicada na Internet, Forcades explica que estudou medicina na Universidade de Barcelona e depois se especializou em medicina interna nos Estados Unidos.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

O tratamento precoce com os antivirais Tamiflu ou Relenza pode ajudar a reduzir a gravidade e a duração da infecção, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Fonte:UOL

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: