Deslizamentos de terra matam mais de 120 nas Filipinas

sexta-feira, 9 de outubro de 2009


Mais de 120 pessoas morreram durante as últimas 24 horas em uma série de deslizamentos e inundações em regiões montanhosas localizadas ao norte das Filipinas, região castigada há duas semanas por vários temporais, informaram nesta sexta-feira (9) as autoridades oficiais.

Setenta das vítimas morreram sepultadas em Trinidad, um pequeno povoado da província de Benguet, 210 km ao norte de Manila, onde cerca de 30 casas foram destruídas pelas chuvas torrenciais antes do amanhecer, afirmou o governador Nestor Fongwan.

Um deslizamento de terra matou 17 moradores na aldeia de Abatam, e outros 13 vítimas fatais foram contabilizadas em outras localidades, segundo o superintendente Loreto Espinili, chefe da polícia provincial.

Mas o índice de mortos pode aumentar. "Achamos que o número de mortos seguirá aumentando porque os deslizamentos foram maciços", disse Espinili.

Outros 26 mortos foram registrados em ocorrências similares em um total de cinco províncias do norte da ilha de Luzon.

As chuvas afetaram grande parte do planalto central de Luzon, destruindo infraestruturas, bloqueando estradas e inundando vastas extensões de plantações de arroz.

No final de semana, as Filipinas foram castigadas por chuva forte e ventos de mais de 200 km/h do tufão “Parma”. O fenômeno matou ao menos 25 pessoas.

O tufão, porém, não arrasou o arquipélago como a tempestade tropical “Ketsana”, que em 26 de setembro inundou 80% da capital, Manila, deixando quase 300 mortos, 2,5 milhões de desabrigados e um rastro de destruição.
Fonte:G1

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: