SP confirma mais 13 mortes por gripe suína; total chega a 50 no Estado e 129 no país

terça-feira, 4 de agosto de 2009


A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira mais 13 mortes em consequência da gripe suína --a chamada gripe A (H1N1). Com isso, sobe para 50 o número de óbitos no Estado, e para 129 o número de mortes no Brasil. São Paulo é o Estado com o maior número de vítimas da gripe suína no país.
Escolas e universidades adiam volta às aulas; veja lista



Também hoje, a Secretaria de Saúde do Paraná anunciou a confirmação de 21 mortes em decorrência da doença, elevando para 25 o número de vítimas no Estado. Já no Rio, foram confirmadas mais três mortes, chegando a 19 o número de mortes de pacientes com a gripe suína.

Segundo balanço da secretaria de São Paulo, as vítimas são:

-mulher, 42 anos, moradora da cidade de São Paulo;-mulher, 22 anos, moradora da região de Bauru, era portadora de diabetes;-mulher, 20 anos, moradora da Grande São Paulo, era obesa;-mulher, 40 anos, moradora da Grande São Paulo;-mulher, 21 anos, moradora da cidade de São Paulo; tinha bronquite e asma;-homem, 34 anos, morador da Grande São Paulo;-mulher, 39 anos, moradora da Baixada Santista, tinha epilepsia;-mulher, 17 anos, moradora da região de Campinas, estava grávida de gêmeos. Foi submetida a uma cesárea de emergência e os bebês passam bem.-mulher, 30 anos, moradora da região de Campinas, era obesa;-homem, 48 anos, morava na cidade de São Paulo; tinha hipertensão arterial severa;-mulher, 55 anos, moradora da cidade de São Paulo;-mulher, 37 anos, moradora da região do Vale do Paraíba, estava no sétimo mês de gestação;-homem, 30 anos, morador da capital, era obeso e tinha problemas hepáticos;
Mais cedo, São Caetano do Sul e Campinas confirmaram mais mortes em decorrência do vírus. A pasta, entretanto, não confirmou se os casos já estão incluídos no balanço divulgado hoje.

Paraná
Com as confirmações de hoje, o Paraná é o Estado com o terceiro maior número de vítimas da gripe, ficando atrás apenas de São Paulo (50) e do Rio Grande do Sul (29).
A secretaria do Paraná não divulgou detalhes sobre os casos --como as regiões onde foram registradas e o período em que ocorreram-- porém, disse que a maioria das vitimas eram adultos jovens, com idades entre 25 e 35 anos. A pasta não soube informar se o balanço inclui a morte divulgada hoje em Londrina.

Rio
Já no Rio, as vítimas são duas mulheres --uma de 32 e outra 33 anos, ambas moradoras do Rio-- e um homem de 30 anos, do município de Pinheiral. As mortes ocorreram entre os dias 22 e 25 de julho, mas o diagnóstico da doença só foi confirmado hoje.
Ontem, a secretaria já havia confirmado sete mortes em consequência da gripe, sendo três gestantes e três crianças.

Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: