Após passagem de tufão pela China e Taiwan, Japão enfrenta tempestade tropical, que já matou 13 pessoas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009


TÓQUIO - Um dia após cerca de um milhão de pessoas terem abandonado a Costa Leste da China , a aproximação de uma tempestade tropical provocou deslizamentos e enchentes no Japão, matando ao menos 13 pessoas, disseram autoridades nesta segunda-feira. Com mais essas mortes, o número de óbitos decorrentes do clima no nordeste asiático nos últimos dias subiu para cerca de 50.
A tempestade tropical Ertau está se aproximando do Japão após o tufão Morakot ter atingido as Filipinas, Taiwan e China, matando ao menos 37 pessoas e derrubando construções. O tufão chegou à região com chuvas fortes e ventos de até 119 quilômetros por hora. ( Veja as imagens da passagem do tufão )
Uma autoridade da agência de desastres do governo de Taiwan disse que chuvas torrenciais provocaram deslizamentos que soterraram uma vila com cerca de 100 pessoas no distrito de Kaohsiung, no sul do país.
- As operações de resgate ainda estão em andamento e nós resgatamos 45 pessoas da vila por enquanto - disse Liang Yuchu, uma autoridade da agência do governo.
Mais de 47 mil pessoas do oeste japonês foram avisadas para deixarem suas casas, de acordo com a emissora de TV local NHK, após a Agência Meteorológica do Japão ter feito um alerta de chuvas, enchentes e deslizamento para muitas áreas do oeste e região central do país. Vários voos domésticos e serviços de trem foram cancelados e algumas rodovias foram parcialmente fechadas, de acordo com a NHK.
Ao menos 12 pessoas foram mortas em Hyogo, no oeste do Japão, disse um policial. Ele não pôde confirmar como as mortes aconteceram. Além disso, uma mulher de 68 anos morreu quando um deslizamento atingiu sua casa em Okayama, também no oeste, disse uma autoridade local.
A tempestade tropical Ertau deve atingir o centro do Japão na terça-feira, segundo a agência meteorológica do país.
O tufão Morakot matou 22 pessoas nas Filipinas e depois chegou a Taiwan, onde deixou mais 14 mortos. Na sequência o Morakot atingiu a populosa costa leste da China, derrubando mais de 1.800 casas na província de Zhejiang e matando ao menos uma criança, segundo a agência de notícias oficial Xinhua.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: