Aumenta número de mortos por peste pulmonar na China

terça-feira, 4 de agosto de 2009


"E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra." [Apocalipse 6:8].


Terceiro homem morre da doença em cidade que foi isolada no noroeste do país.

Um homem de 64 anos morreu em decorrência da chamada peste pulmonar no noroeste da China - a terceira morte desde o início do surto da doença na região, segundo informações divulgadas pelas autoridades chinesas nesta terça-feira.

A vítima era vizinha das outras duas pessoas que morreram da doença, em Ziketan, província de Qinghai.
A cidade de cerca de 10 mil habitantes foi totalmente isolada. A polícia montou postos de controle em vários bairros, e equipes médicas estão desinfetando a área e matando ratos e insetos.
Representantes do governo regional disseram à BBC que a situação está sob controle, e que escolas e escritórios estão funcionando normalmente.

Segundo a imprensa estatal chinesa, cerca de dez pessoas estão infectadas com a doença em Ziketan.
Ninguém está autorizado a sair da cidade e as autoridades estão tentando encontrar todas as pessoas que tiveram contato com o homem que morreu.

Praga
A peste pulmonar é causada pela mesma bactéria que provoca a peste bubônica, praga que matou cerca de 25 milhões de pessoas na Idade Média.
No entanto, enquanto a peste bubônica é transmitida por ratos e pulgas, a variante pulmonar também pode ser passada de pessoa para pessoa através da respiração.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a peste pneumônica tem uma taxa de mortalidade muito mais alta que a bubônica e é invariavelmente mortal quando não tratada.
Uma porta-voz da OMS na China elogiou a reação das autoridades ao surto.

"Quando se trata de surtos de peste, é sempre uma situação preocupante, mas parece que as autoridades têm a situação sob controle", disse Vivian Tan.
"Esta área bastante remota e a população é muito pequena, e isso deve facilitar a contenção (da doença)."
Segundo a imprensa chinesa, este seria o terceiro caso de surto da doença em Qinghai em dez anos.
Em fevereiro, 55 equipes foram enviadas a diversas partes da província para monitorar e controlar a doença.
Fonte G1


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: