Três Terremotos em Ilhas Fiji, Indonésia, Tibet e mais a passagem de Furacão em El Salvador, causaram mortes e estragos

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Terremoto de magnitude 7,2 atinge as Ilhas Fiji

Epicentro está localizado a 102 km ao norte da capital Suva.Ainda não há informações sobre estragos ou vítimas.

Um terremoto com magnitude de 7,2 atingiu as Ilhas Fiji nesta segunda-feira (9), informa o Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos. Até o momento, não há informações sobre estragos ou vítimas.

De acordo com o instituto, o tremor ocorreu por volta das 22h44 (horário local), 8h22 horário de Brasília, a 585 quilômetros de profundidade.

O epicentro está localizado a 102 quilômetros ao norte da capital de Fiji, Suva e a 2.215 quilômetros ao norte de Auckland, na Nova Zelândia.

Terremoto de 6,7 graus na Indonésia deixa 2 mortos e
38 feridos


Mortes foram na na aldeia de Raba Ngodu, que sofreu blecaute imediato.Apesar da potência e proximidade da costa, não houve alerta de tsunami.

Pelo menos duas pessoas morreram e outras 38 ficaram feridas quando um terremoto de 6,7 graus de magnitude na escala Richter sacudiu o mar da ilha de Sumbawa, na Indonésia, informaram fontes oficiais

O distrito mais afetado foi o de Bima, onde uma ponte caiu e dezenas de moradores fugiram para as montanhas por temor de um tsunami, segundo o chefe do centro de desastres do Ministério da Saúde, Rustam Pakaya.
Duas pessoas morreram na aldeia de Raba Ngodu, que sofreu um blecaute imediato quando ocorreu o tremor, enquanto várias testemunhas disseram que pelo menos uma clínica, quatro colégios e cerca de 50 casas caíram.

O terremoto aconteceu às 3h41 de segunda-feira (9) local (17h41 do domingo de Brasília) a 16 quilômetros a noroeste da cidade de Raba, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Seu epicentro foi localizado a 8,32 graus latitude sul e 118,69 graus longitude leste, a 18 quilômetros sob o nível do mar e foi sentido pelos turistas na ilha próxima de Lombok.
Apesar da potência, proximidade da costa e pouca profundidade do tremor, as autoridades indonésias não declararam um alerta de tsunami.

Passagem de Furacão em El Salvador deixa pelo menos
124 Mortos


Mortes em El Salvador

Subiu para ao menos 124 o número de mortos em inundações, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra em El Salvador após a passagem do furacão Ida, informou neste domingo (8) o governo daquele país. Equipes de resgate ainda procuram sobreviventes.

Além dos resquícios da passagem do furacão, um sistema de baixa pressão que se encontra sobre a costa do Pacífico também foi responsável pelos danos.

O número de vítimas em El Salvador poderá aumentar, disse o Ministério do Interior, já que os agentes do resgate se dirigiam às regiões mais atingidas. Pelo menos três rios principais em regiões diferentes do país transbordaram. O governo declarou estado de emergência em cinco departamentos do país.

O furacão, que chegou na noite deste domingo (8), às águas do sudeste do Golfo do México, havia aumentado à categoria 2 de intensidade na escala Saffir-Simpson, que possui cinco níveis.

Com a aproximação, o centro emitiu estado de alerta para a costa Sul dos Estados Unidos, desde o estado de Louisiana até o sudoeste da Flórida. O governo de Louisiana declarou estado de emergência para mobilizar recursos e preparar-se para a chegada do furacão.Com ventos de até 165 quilômetros por hora, o Ida deixou para trás a península mexicana de Yucatán e o sinal de atenção para a região foi cancelado.

O centro do Ida estava situado, às 22h, a 225 quilômetros a noroeste de Cuba e a 720 quilômetros do estado do delta de Mississipi.

Terremoto de 5,6 graus sacode sudoeste do
Tibete

Um terremoto com magnitude de 5,6 graus na escala Richter sacudiu a localidade de Xigaze, situada na região autônoma do Tibete, informou a agência oficial de notícias "Xinhua".
Segundo a Rede Sismológica Nacional da China, o terremoto aconteceu entre os distritos de Ngamring e Saga às 4h08 deste domingo (8) no horário local (18h08 de sábado em Brasília).
Por enquanto não foram registradas vítimas nem danos materiais, acrescentou a imprensa local.
O epicentro foi localizado a 29,4 graus de latitude norte e 86,1 graus de longitude leste, com profundidade de 33 quilômetros.
Fonte:G1

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: