OMS nega que vacinas contra gripe suína tenham provocado 40 mortes

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cerca de 40 pessoas morreram após serem vacinadas contra a gripe pandêmica H1N1, mas as investigações até agora mostram que as fatalidades não foram causadas pela vacina, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira.

A agência da ONU reafirmou que a vacina da pandemia é segura e expressou preocupação de que grávidas e outros sob risco estavam a evitando por temer os seus efeitos colaterais.

"Nenhum novo item de segurança foi identificado a partir dos relatórios divulgados até agora....As notícias até o momento reconfirmam que a vacina da gripe pandêmica é tão segura como a vacina da gripe sazonal", disse Marie-Paule Kieny, principal especialista em vacinas da OMS, em uma conferência telefônica.

Os governos relataram que já foram administradas 65 milhões de doses da vacina contra o H1N1, o vírus da popularmente conhecida gripe suína, em 16 países, mas o número real é provavelmente maior, pois as campanhas de vacinação estão ocorrendo em 40 países, afirmou ela.

Efeitos colaterais comuns incluem inchaço, vermelhidão ou dor no lugar da injeção, embora alguns tenham tido febre ou dor de cabeça, e em geral todos os sintomas desaparecem após 48 horas.

Um "pequeno número de mortes" foi registrado, afirmou ela, e uma porta-voz da OMS mais tarde divulgou o número 41 em seis países.

"Embora algumas investigações ainda estejam em andamento, os resultados das investigações finalizadas relatadas à OMS descartaram a possibilidade de a vacina pandêmica ser a causa da morte", afirmou Kieny.

Menos de 12 casos suspeitos da síndrome de Guillain-Barre foram notificados após a vacinação contra a gripe H1N1, disse ela. "Apenas alguns desses Guillain-Barre talvez estejam relacionados à vacina pandêmica...e os pacientes se recuperaram", acrescentou ela.

A rara condição neurológica foi relacionada a uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em 1976 nos EUA. Embora nenhum caso de síndrome de Guillain-Barre jamais ter sido associado à vacina, a crença de que a vacina era pior que a doença permanece disseminada.


Parte dos pais ainda teme vacina contra H1N1, diz médica
americana

Quando digo a amigos que não são médicos que nossa clínica está vacinando crianças contra o vírus da gripe H1N1, ouço comentários variados. Com cerca da metade, é algo do tipo: "Ai, meu Deus, nosso médico não tem a vacina! Você me consegue uma dose?" E com a outra metade, é algo como, "Ai, meu Deus, aquela vacina totalmente nova – você realmente acha que é segura?"


Existe uma dualidade peculiar na mente cultural coletiva de hoje, um tipo de pensamento duplo pandêmico. Outros médicos que conheço estão todos imunizando avidamente seus filhos. Muitos estão atendendo chamadas frenéticas de pessoas desesperadas pela vacina. Porém, ao mesmo tempo, estamos encontrando pais determinados em recusar essa mesma vacina.

Imaginando o que a história pode ter a dizer sobre esse incongruente estado das coisas, chamei David M. Oshinsky, professor de história da Universidade do Texas e autor do livro ganhador do prêmio Pulitzer "Polio: An American Story" (Oxford, 2005). Oshinsky comparou a atual campanha de vacinação a duas situações anteriores.


Em 1947, um homem, que havia acabado de chegar do México em Nova York, morreu de varíola. As autoridades "movimentaram a cidade inteira" e vacinaram todas as pessoas, mesmo aqueles que já haviam sido vacinados, disse Oshinsky. "Toda a cidade foi re-vacinada", ele acrescentou, "e não houve resistência real. As pessoas tinham uma consciência do risco e da recompensa e ouviam as autoridades de saúde pública".


Em seguida houve os experimentos clínicos da vacina de pólio de 1954, onde pais voluntariaram mais de um milhão de crianças para receber uma vacina experimental ou um placebo. Embora eles acreditassem muito mais na profissão médica do que os pais de hoje, havia outro fator, disse Oshinsky: "Eles também haviam sobrevivido a períodos de epidemias virulentas. Para mim, esse é provavelmente a maior questão de todas. Você está lidando com pais que nunca viram uma epidemia de varíola, ou uma epidemia de pólio".


Poucos médicos na atividade hoje já presenciaram um único caso de varíola, muito menos uma epidemia (graças à vacinação). Porém, quando pediatras olham o subtipo atual da H1N1, a inclinação é de ficarmos com medo.


Casos graves dessa gripe são relativamente raros, mas acontecem; mais de 100 crianças já morreram da H1N1. As mortes parecem ocorrer desproporcionadamente em crianças e mulheres grávidas.
Então, damos a vacina H1N1 a crianças cujos pais estão quase chorando de medo do vírus, e tentamos ganhar a confiança daqueles pais que estão chorando de medo da vacina. Para eles, explicamos incansavelmente que, na verdade, esta não é uma vacina totalmente nova – ela é feita com a mesma técnica da vacina da gripe sazonal. Sim, já foi testada. Sim, é segura. Sim, é eficaz.


"Quando dei uma palestra a um grupo de pais na creche de minha filha", disse meu amigo Dr. Mitchell H. Katz, diretor de saúde pública de São Francisco, "aconselhei pais que estavam preocupados com os riscos da vacinação a dar a seus filhos – se estivessem saudáveis – a vacina nasal, pois o que nossos filhos não colocam dentro de seus narizes?"


"Dada a variedade de vírus a que nossos filhos estão expostos em seus narizes, é muito difícil imaginar como a vacinação poderia ser tão diferente. Acho que muita gente foi consolada por isso".


A ambivalência por aí é tanta que alguns pais, antes tementes à vacina, agora têm medo de não consegui-la. "Eu ainda vejo as duas extremidades desta dicotomia", disse Dr. John Snyder, pediatra do Hospital St. Vincent, em Manhattan, acrescentando, "Este é um momento muito interessante. Não consigo me lembrar de parecido com isso antes".


Algumas semanas atrás, comandei um bate-papo no departamento de pediatria da Universidade Vanderbilt. O Tennessee foi atingido duramente pelo H1N1 em setembro e outubro, antes da disponibilização da vacina.
"Vi crianças bastante saudáveis ficarem doentes com muita rapidez sem nenhum diagnóstico primário identificado", disse Dr. Gregory Plemmons, professor-assistente de pediatria do Hospital Infantil Monroe Carell Jr., em Vanderbilt. Ele contou casos de crianças que precisavam de muito oxigênio, desenvolveram fluidos em seus peitos e ficaram no hospital por dias e dias.


Houve algumas mortes trágicas e aterradoras; li notícias sobre um aluno do jardim da infância – um menino saudável, sem asma, sem doenças cardíacas – que morreu em Vanderbilt no início de setembro, e as reuniões posteriores mantidas em sua escola, com multidões de pais preocupados, sobre a desinfecção da escola e a limpeza dos 600 ônibus escolares do distrito.


Havia pouca vacina H1N1 disponível em começo de setembro, mas Plemmons disse que sua clínica havia recentemente recebido um suprimento limitado. "Acho que alguns pais estão clamando por ela, e alguns estão temerosos que a vacina seja simplesmente tão perigosa quanto a doença", disse ele.


Dr. Paul A. Offit, chefe de doenças infecciosas do Hospital Infantil da Filadélfia, escreveu extensivamente sobre vacinas e o movimento antivacina. A vacina H1N1 possui 60 anos de experiência e tecnologia por trás, disse ele; é segura, é claramente eficaz – e, mesmo assim, muita gente ainda tem dificuldade "em descobrir onde estão os riscos reais".


Offit imaginou se as pessoas estariam mais confortáveis com pecados de omissão do que de pagamento. Em vez de injetar uma substância exterior em seu corpo, continuou ele, "você correrá seus riscos com uma infecção natural por vírus, que pode ou não matá-lo".


Não estamos vendo uma epidemia de uma doença devastadora, pelo menos não agora. Contudo, estamos vendo muitas infecções com um vírus contra o qual as crianças não possuem imunidade, e que já causou mais mortes em crianças abaixo dos 5 anos do que veríamos em anos da gripe sazonal comum.


A disposição dividida do público em relação ao H1N1 – medo da vacina e medo de que não haja o suficiente dela – lembra Offit de uma piada que Woody Allen faz em seu filme "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". Uma mulher reclama que a comida num resort nas montanhas Catskills é terrível, e seu amigo concorda: "E porções tão pequenas!"


Então, sim, estou assustada. Fico preocupada com o H1N1 quando uma criança aparece com tosse e febre; me preocupo em não ser capaz de identificar aquela criança saudável que pode ficar muito doente, com muita rapidez. Esse é o seu pesadelo pediátrico básico: como julgar quais crianças provavelmente vão melhorar e quais vão ficar muito mais doentes, e até morrer? É por isso que me vejo tentando oferecer aos pais exatamente o que quero para meus próprios filhos: vacina, proteção, imunidade.


Na clínica, aconselhamos os pais a imunizar suas crianças, especialmente aquelas com asma ou outros problemas crônicos. "Pessoas por toda a cidade estão implorando por esta vacina", ouvi outro médico dizendo a uma mãe. "Temos muita sorte em tê-la aqui".

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: