Mikhail Gorbachev clama por uma Nova Ordem Mundial

sexta-feira, 6 de novembro de 2009


Mikhail Gorbachev disse terça-feira que ele estava orgulhoso de seu papel na queda do Muro de Berlim há 20 anos, defendendo-se contra os críticos que o acusam de perder o império soviético.

"Estou orgulhoso que nós - e com isso quero dizer europa ocidental e oriental - encontraram uma abordagem que levou o interesse de todos em consideração, essa parte mais dolorosa foi liquidada", disse Gorbachev.

Gorbachev indicou que os líderes não tiveram outra escolha senão acabar com a divisão de longas décadas da Alemanha Oriental comunista e da Alemanha Ocidental alinhadada com a OTAN.

"A questão não é vergonha, mas o fato de que havia uma separação em um país no centro da Europa, o centro do mundo, com uma população enorme," disse ele a repórteres em Moscou.
...
Comparando-se os esforços de Obama com a sua própria tentativa de reformar a União Soviética na década de 1980 - que foi chamado de "perestroika", ou "reestruturação" - Gorbachev disse que Obama enfrenta uma tarefa ainda mais difícil.

"Eu não invejo Obama, porque acho que mudar e 'reestruturar' a América não é mais fácil do que mudar a União Soviética", disse Gorbachev.

"Desejo boa sorte à norte-americanos. Acho que as medidas de seu presidente precisam do apoio do povo americano", acrescentou.

Gorbachev, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1990, também disse aprovar a inesperada vitória de Obama Prêmio da Paz do mês passado, dizendo que ela poderia ajudar a impulsionar os Estados Unidos rumo a uma maior multi-lateralismo.

Gorbachev criticou as "linhas divisórias" que, segundo ele, reapareceram no mundo e convidou os Estados Unidos, Rússia e Europa para cooperar na criação de uma ordem mundial justa.

"Não deve haver muros. Agora, a propósito, linhas divisórias estão começando a aparecer novamente. Precisamos viver em paz nesta casa chamada Europa, com todas as suas portas e janelas", disse Gorbachev.

"Somente em cooperação com a Rússia e com os Estados Unidos, a Europa pode desempenhar o seu papel no processo global de criação de uma nova ordem mundial", disse ele, acrescentando que isso tinha sido um sonho de seu "bom amigo", o falecido papa João Paulo II.

Fontes:
AFP: Gorbachev 'proud' of role in fall of Berlin Wall

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: