Tremores de terra atingem cidade de Montes Claros, em Minas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

- "... E haverá terremotos em diversos lugares..." (Mc. 13, 8)

- "
Haverá grandes terremotos por várias partes ..." (Lc. 21, 11)

Tremores de terra atingem cidade de Montes Claros, em Minas

(Fonte Folha)Dois tremores de terra foram registrados na tarde desta quarta-feira na cidade mineira de Montes Claros, no norte do Estado. Ninguém ficou ferido e não houve danos, informou a prefeitura.

O primeiro ocorreu às 13h55 e atingiu 2,8 graus na escala Richter. Cerca de 40 minutos depois, moradores sentiram outro, de 2,4 graus. O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Lucas Barros, definiu os sismos como de pequena intensidade.

Os tremores atingiram um raio de 15 km, provocaram um estrondo alto e foram sentidos por alguns segundos em toda a cidade, segundo Barros. O epicentro foi na área industrial da cidade.

É comum o registro de sismos na região, de acordo com Barros. Em janeiro de 2009, Montes Claros foi atingido por dois tremores, nos dias 8 e 15. Outras ocorrências aconteceram em dezembro de 2008.

Em dezembro de 2007, um tremor de 4,9 graus na escala Richter matou uma criança de seis anos, feriu outras seis pessoas e destruiu casas em Itacarambi, também no norte do Estado.

MAIS DO MESMO

Tremor de magnitude 7,2 atinge Indonésia; alerta de tsunami é emitido

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o litoral da Indonésia, apenas um minuto depois que um tremor de magnitude 6,6 foi registrado alguns quilômetros ao norte, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos na quarta-feira.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico disse que os terremotos não provocaram advertência para um amplo tsunami no oceano, mas poderiam causar tsunamis locais destruidores ao longo das costas litorâneas localizadas na área do epicentro.

O serviço norte-americano disse que o segundo terremoto ocorreu às 2h11 da quinta-feira (14h11 de quarta-feira em Brasília) a 12,3 quilômetros de profundidade e com epicentro 109 quilômetros a noroeste de Dobo, nas ilhas Aru, próximo do primeiro abalo sísmico.

Não há informações sobre vítimas ou danos até o momento.

A Indonésia, que fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade
sísmica.

Terremoto de magnitude 4,9 atinge região central do Chile; não há relato de vítimas

Um terremoto de intensidade média atingiu a região central do Chile pouco depois do meio-dia desta quarta-feira, fazendo edifícios tremerem e causando alarme na população.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o tremor teve magnitude de 4,9 e ocorreu 120 quilômetros a sudoeste da capital Santiago.

O terremoto ocorre quase uma semana depois de um tremor de características similares, e sete meses após o tremor de 8,8 que atingiu a região centro-sul do Chile em 27 de fevereiro, deixando mais de 500 mortos e prejuízos milionários.

As minas de cobre El Teniente e Andina, da estatal Codelco, situadas na região central do país, operavam sem problemas nesta quarta-feira após o tremor, disse um porta-voz da companhia.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: