China, Rússia e Brasil usaram reunião do G8 para debater nova moeda mundial

quarta-feira, 29 de julho de 2009

“Uma nova ordem mundial está emergindo e com ela a base de uma nova era de cooperação internacional. Vamos gerenciar o processo de globalização a fim de assegurar justiça para todos. E assegurar uma sociedade mais aberta e mais global” (Gordon Brown-Ministro Britanico)

“Este é o símbolo da nossa unidade e do nosso desejo de resolver os problemas em conjunto. (…) Aqui está ela. Podem vê-la e tocá-la”, disse o presidente da Rússia Dmitri Medvedev ao apresentar aos jornalista a amostra da nova moeda global, durante uma conferência de imprensa em L’Aquila (Itália), após a cimeira das nações que integram o Grupo dos Oito (G8).
China, Rússia e Brasil usaram a cúpula do G8 na Itália para defender a visão de que o mundo precisa procurar uma nova moeda de reserva global como alternativa ao dólar. Mas tanto a Rússia quanto o Brasil repetiram os pedidos da China para que um debate sobre a moeda global seja abraçado por líderes mundiais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que está bastante interessado em explorar "a possibilidade de novas relações comerciais não dependentes do dólar" e a Índia também se colocou aberta à discussão.

O papa Bento XVI divulgou uma carta dirigida aos líderes do países-membros do G8, pedindo que os líderes criem regras duras para o sistema financeiro. Ele clamou por "uma autoridade política mundial verdadeira (...) para administrar a economia global" e evitar mais "abuso" do livre mercado.


Fonte: G1

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: