Chega a 57 o número de mortos em terremoto na Turquia

segunda-feira, 8 de março de 2010




Pelo menos 57 pessoas morreram e 100 ficaram feridas em um terremoto de 6 graus na escala Richter que atingiu a Turquia nesta segunda-feira (8), na província de Elazig (leste), de acordo com o canal de TV estatal TRT.


O observatório sismológico Kandilli, de Istambul, informou que o epicentro do terremoto ocorreu às 4h32 local (23h32 de Brasília) e aconteceu na cidade de Karakocan.

O observatório registrou pelo menos 10 réplicas do tremor, entre 2.1 e 4 graus, e uma superior a 5 graus por volta das 10h local (5h de Brasília).

A Delegação do Governo em Elazig diz que o número de mortos pode aumentar porque não houve contato com algumas aldeias das montanhas da região.

Muitos edifícios dessa empobrecida área foram derrubados. Ambulâncias de outras províncias foram enviadas para transportar os feridos.

O terremoto ocorreu a 5 quilômetros de profundidade e foi sentido nas províncias vizinhas de Tunceli, Diyarbakir e Malatya, causando pânico na população.

Muammer Erol, governador de Elazig, disse que há pelo menos dez cidades gravemente afetadas, onde as construções ficaram bastante danificadas.

O ministro e porta-voz do governo, Cemil Çiçek, junto a outros três ministros, se deslocou com urgência para a região atingida pelo terremoto.

Equipes de emergência já chegaram a todos os locais afetados e o Crescente Vermelho - nome dado à Cruz Vermelha nos países islâmicos - da Turquia já começou a erguer acomodação temporária para ajudar os desabrigados durante o rigoroso inverno.

Acredita-se que várias pessoas ainda estejam presas sob os escombros. As autoridades pediram aos moradores que não tentem retornar às suas casas.

A Turquia está localizada em uma zona de instabilidade geológica. O último grande terremoto a atingir o país ocorreu em 1999, ao leste de Istambul, e causou a morte de mais de 17 mil pessoas.

Na época, especialistas apontaram a má qualidade das construções como principal razão para o alto número de mortes.

*Com informações das agências internacionais e da Folha Online

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

0 comentários: